domingo, 30 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Reflexões sobre educação
"Toda criança precisa de autoridade, mas deve poder exercer sua liberdade."
" Pela maneira como transmitimos o saber também estamos repassando os valores."
"A tarefa dos professores deve ser engajar,motivar,inspirar e apoiar seus alunos no difícil processo de desenvolver, avaliar e refinar sua compreensão."
"Promover a inteligência deve ser uma experiência política de engendrar nos sujeitos posições de autonomia, debate, acesso a alternativas sérias de organização das atividades."
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
terça-feira, 28 de outubro de 2008
No mínimo os computadores devem servir para que a escola melhore a qualidade dos processos de ensino, as aprendizagens fundamentais e as diferentes áreas do conhecimento.
Os softwares" educativos mais simples podem ajudar uma escola não apenas ensinar seus conteúdos de forma eficiente, mas também desenvolver uma auto-imagem mais confiante e positiva em suas crianças e em seus jovens.Isto é especialmente importante para aprendizes com dificuldades, porque, todos os softwares educativos têm uma característica comum: a sua infinita paciência em relação aos erros das crianças.
Até o jogo da forca adquire características novas ao se tornar um software.
Mesmo os softwares mais elementares podem trazer resultados surpreendentes.
Inclusão Digital
Com a ajuda dos computadores e das novas levas de artefatos que surgirão nos próximos anos, será mais fácil criarmos uma rede escolar que abrirá cada vez mais espaço para a interação e o improviso, para atividades de pesquisa,processos de auto-aprendizagem e auto-avaliação.
Novas tecnologias para ajudar-nos a construir uma escola mais adaptada às condições do nosso mundo.
Três ítens que abordarão respectivamente as seguintes temáticas:
* computadores para melhorar o ensino curricular tradicional.
*computadores para renovar a pedagogia dos projetos.
*Computadores para criar uma escola" mais legal".
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Descoberta no Brasil recentemente, a Síndrome de Burnout está transformando a vida dos professores. Cada vez mais apáticos, desiludidos, frustrados profissionalmente, a síndrome provoca ausência e distanciamento, os professores estão doentes.
A Síndrome de Burnout atinge 25% dos professores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Burnout não é stress, depressão ou angústia, é pior, pois o professor se transforma num robô, o que é muito grave, porque a educação pressupõe dedicação. Essa síndrome faz com que o trabalhador perca o sentido de sua relação com o trabalho, de forma que nada mais importa, e qualquer esforço parece inútil, causando uma enorme desmotivação quando o profissional se depara com a violência que vem atingindo as escolas, tanto públicas quanto particulares. Essa violência, além de atingir os professores, prejudica o desempenho dos alunos.
Os professores, além de levarem exercícios, correções de provas, para trabalharem em casa, levam também os problemas e as dificuldades de cada aluno.
O magistério é encarado pelo professor como uma missão que pode levar à Síndrome de Burnout, se não for cumprida. O que os move ao sair para o trabalho, muitas vezes, é o sentimento de obrigação. Não vêem o resultado do seu trabalho e se sentem impotentes ao lidar com os alunos.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Encontramos um vídeo muito interessante. Para assistí-lo clique aqui
Peça para alguém que pense um número qualquer. Diga-lhe que duplique, acrescente 4, multiplique o valor obtido por cinco, acrescente 12 e multiplique por 10. Mande que tire 320 deste valor. Pergunte á pessoa o valor da soma e retire os dois últimos algarismos. Fica o número que a pessoa pensou.
Exemplo:
Número pensado ................................................. 6
Duplicado ............................................................ 12
Acrescentado 4 .................................................... 16
Multiplicado por cinco ........................................ 80
Somando 12 ......................................................... 92
Multiplicado por 10 ............................................. 920
Tirando 320 ......................................................... 600
Desprezando os dois últimos algarismos fica o
Número pensado ................................................. 6segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Venham conhecer nosso blog.Gostaríamos de contar com a participação de vocês através de sugestões , recados. Estamos participando do curso: Formação Continuada ¨Aprendendo e Ensinando com Tecnologia¨ sob a coordenação da equipe do NTE.